Cartórios de Jaboatão dos Guararapes participam de projeto de desenvolvimento na área de Registro de Títulos e Documentos

26/11/2020 A iniciativa envolve o 1º e 2º Ofício de Registro de Títulos e Documentos da cidade, que fica na Região Metropolitana de Recife/PE




Os cartórios do 1º e do 2º Ofício de Registro de Títulos e Documentos da cidade Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana de Recife/PE, estão participando de um projeto de desenvolvimento que visa à divulgação dos serviços da especialidade com o objetivo de alavancar os resultados operacionais e financeiros das serventias.
A iniciativa é do titular da 2ª Serventia Registral de Jaboatão dos Guararapes/PE, Valdecy José Gusmão da Silva Júnior. Ele está à frente do cartório desde dezembro de 2017 e, em plena pandemia, deu início ao projeto “RTD – Um universo de possibilidades”, que prevê a identificação dos serviços oferecidos - e outros tantos que podem ser prestados -, a sua padronização, treinamento das equipes. Tudo acontece em meio digital, por meio de videoconferências.
O projeto tem a consultoria jurídica da advogada pernambucana Rafaella Byone, que participou também da sua concepção. A ideia ganhou ainda mais força com a adesão da 1ª Serventia Registral de Jaboatão dos Guararapes/PE, que tem como representante a substituta Eduarda Malta. 
Entre os objetivos do projeto estão a identificação de serviços, o estudo, a padronização dos atos registrais e a interação com a sociedade que utiliza os serviços de Registro de Títulos e Documentos. “Nosso propósito é alavancar a demanda do RTD, especialidade que tem se mostrando cada vez mais importante, trazendo soluções que atendem às novas demandas sociais”, afirma Valdecy Gusmão Júnior.
Segundo o registrador, o projeto surgiu em decorrência da visão de que o Registro de Títulos e Documentos, que realmente pode ser um universo de possibilidades. “Apesar de o RTD ser um serviço rápido, de baixo custo, disponível ao cidadão e, no dia a dia, bastante utilizado pela sociedade, ainda há grande potencial de crescimento para esta atividade registral, que deve ser incrementado”, acredita.
Para a advogada Rafaella Byone, o alcance dos serviços prestados em Registro de Títulos e Documentos demonstram uma nova forma de negociar e de se relacionar, pautadas na desjudicialização, colaboração e praticidade. “A utilização aquém das possibilidades do mercado se dá, especialmente, pela falta de conhecimento da comunidade quanto aos serviços que podem ser prestados, como também, das vantagens que a realização do registro pode trazer”, opina.
Como funciona o projeto
Além de produzir todo o conteúdo técnico e ministrar as aulas, os idealizadores do projeto “RTD – Um universo de possibilidades” buscam estabelecer parcerias com os demais delegatários do Estado e também com outras organizações da sociedade.
Atualmente são desenvolvidos treinamentos semanais, por meio de aulas interativas realizadas por videoconferência. Até o momento foram estudados os fluxos para os seguintes serviços: notificações extrajudiciais para consolidação de propriedade, registro de pets em RTD, registro de Cessão de Direitos Creditórios, registro de atas de condomínio.
Dessa forma, estão sendo gerenciados os procedimentos dos serviços das serventias e criados fluxogramas a serem aplicados em cada espécie de registro estudado.
Segundo Valdecy Gusmão, a intenção é evoluir cada vez mais. “Estamos mapeando e padronizando todos os serviços que podemos prestar, e atuando junto aos usuários destinatários de forma a incrementar a procura pelos nossos serviços. No futuro, transformaremos esse projeto em um livro e em um programa de cursos”, conclui.
 
Fonte: Comunicação do IRTDPJBrasil
Em 26/11/2020