Marketing e responsabilidade social nos cartórios de Registro de Títulos e Documentos

21/09/2019 Palestra de Sônia Andrade, no Encontro Regional de Vitória, apresentou os projetos do Instituto Novo Brasil, a exemplo do “A Casa é Nossa”

 

O Registro de Títulos e Documentos pode mudar a vida das pessoas e contribuir para dar-lhes mais dignidade. Essa foi a principal mensagem da palestra da registradora pública Sônia Andrade dos Santos, na abertura do I Encontro Regional de RTDPJ, em Vitória/ES, na noite de sexta-feira, 20/9.

Titular do 6º Oficio de RTD da cidade do Rio de Janeiro, Sônia Andrade dos Santos, emocionou a plateia do Encontro Regional ao mostrar como o envolvimento com os problemas sociais da capital carioca mudou a sua vida e deu novas prioridades ao seu trabalho. Ela é a criadora do Instituto Novo Brasil, que desenvolve o projeto “A Casa é Nossa”, que contribui para dar trazer para a legalidade moradias da população das comunidades dos morros cariocas.

O projeto "A Casa é Nossa" é uma iniciativa, de 2006, do Instituto Novo Brasil, que fornece gratuitamente o registro de título de posse para moradores de comunidades carentes. “A importância do projeto se dá no fato de que todos temos a necessidade de comprovar nossa residência. Muito além de só fornecer um documento de reconhecimento de moradia, o "A Casa é Nossa" confere segurança jurídica para a vida das pessoas”, explica Sônia Andrade dos Santos.

Segundo a palestrante, desde a primeira ação do "A Casa é Nossa", mais de seis mil famílias já foram atendidas e, com o título de posse de suas casas em mãos, conquistaram uma vida mais tranquila. Entre as comunidades por onde o projeto já passou estão o Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Complexo de Manguinhos, Comunidade Beira Rio e várias outras.

A primeira ação do "A Casa é Nossa" se deu em uma comunidade chamada Cantagalo, na cidade do Rio de Janeiro, logo depois o projeto marcou presença no Pavão-Pavãozinho, Alto da Boa Vista, Complexo do Alemão, Canal do Anil e outras. Com o passar do tempo, mais comunidades e, consequentemente, mais pessoas se beneficiam com o projeto.

Em Vitória, Sônia deu a boa noticia que o Instituto Novo Brasil se tornou oficialmente o “braço social” do IRTDPJBrasil”. A sede do Novo Brasil será em Brasília/DF, onde também funciona a sede do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas. “A proposta do presidente Rainey Marinho foi prontamente acatada por toda diretoria e, agora, o Instituto Novo Brasil e o IRTDPJBrasil caminham juntos”, disse Sônia Andrade.

O projeto “A Casa é Nossa” já ganhou diversos prêmios e foi apresentado na ONU e em eventos importantes como Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

 

Fonte: Comunicação do IRTDPJBrasil

Em 20/9/2019